CRB Nacional encerra primeiro dia do Congresso dos 70 anos em Fortaleza com um documentário especial

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Publicações recentes

Encontro do Grupo de Partilha de Carismas Os Encontros do Grupo de Partilha de Carismas têm por objetivos: continuar a caminhada do Grupo, aprofundando a

Articulação da RUGPV na CRB/RS

No dia 12 de novembro, às 19h30, um grupo de religiosos de diferentes localidades do Rio Grande do Sul se reuniu virtualmente com o propósito

A terra do sol acolheu os congressistas com as bênçãos da chuva. Centenas de religiosas e religiosos de tantos lugares se encontraram no Colégio Santa Cecília, em Fortaleza – CE, para o Congresso celebrativo dos 70 anos da CRB Nacional. Os participantes foram acolhidos com animação, motivados pela memória do caminho, através de um vídeo institucional e do hino oficial do Congresso, registro fotográfico que ajudam a recordar, trazendo de novo ao coração, as marcas dos 70 anos de mística, profecia e esperança, construída pela participação de cada irmã e irmão, na diversidade de carismas e espaços de presença. Bonitas canções parabenizam a CRB na sua significativa missão de cuidado com a vida. Da regional do Maranhão, o imperativo convite para juntos celebrar: “Nosso grito de alegria, vamos fazer ressoar”.

Nas palavras de abertura, Ir. Silvânia Aparecida e Frei Clézio Menezes dos Santos, da diretoria da CRB, em comunhão com todas as pessoas que ficaram nas comunidades e que fazem parte do nosso peregrinar missionário, recordaram os primeiros passos dos visionários que nos guiaram fundando, há 70 anos, esta Conferência com tanto amor e que, para a história, seu legado deixou. Conquistas e vitórias, cada irmã e irmão, uma parte da história, que moldou nossa trajetória. Na oração, na ação e contemplação, encontramos a mística que nos fortalece e nos guia na missão. Na defesa da vida e da dignidade, no combate à exploração e opressão, manifestamos a voz de Deus que clama por transformação. Em comunhão com a CNBB, caminhamos na construção de uma Igreja em saída. Vida Religiosa Consagrada sinodal queremos ser. Que em nossa voz, a voz dos pobres seja ouvida.

Pelo silêncio orante, nos colocamos em comunhão com a dor que está no ar: o sofrimento do povo do Rio Grande do Sul. Com os olhos fixos no futuro e no Reino que há de vir, continuamos nossa missão com esperança, sabendo que em Deus iremos prosseguir. Ir. Eliane Cordeiro, presidenta da CRB, na alegria do encontro, agradeceu a presença de todos e todas e, confiando este acontecimento à proteção de Nossa Senhora Aparecida, deu por aberto o Congresso dos 70 Anos de Vida Religiosa. Do Papa Francisco chegou uma mensagem linda assegurando sua proximidade e oração, reconhecendo e agradecendo a colaboração da Vida Religiosa Consagrada na missão da Igreja, presente nas diferentes realidades. O Papa destacou a escolha do lema: “Permanecei no meu amor”, na certeza de que permanecendo firme na presença e amor do Senhor, veremos a beleza da vida, olhando o futuro com esperança.

Celebração Eucarística da Abertura

A Eucaristia, celebrando a festa de “Corpus Christi”, nos colocou em comunhão com tantos corpos desumanizados, moradas do Ressuscitado. Pedimos a graça de crescer na busca de solidariedade e serviço. As 20 regionais da CRB expressaram criativamente, através de um caminho de tapetes, o jeito particular da vida e do caminho de cada regional. A riqueza da simbologia aquece os corações e faz crescer a gratidão por tanta vida gestada e cuidada. Glorificado seja, bendito seja Jesus Redentor. De todos os cantos, viemos para louvar o Senhor.

Somos todos CRB. A CRB nasceu para ficar na história. A memória dos presidentes e das presidentas que se empenharam para não deixar que a chama divina se apagasse na vida/missão da Vida Religiosa Consagrada do Brasil, com os destaques no tempo e serviço correspondentes, foi um momento de muita ação de graças. Todos, especialmente os presentes e as mulheres, foram muito aplaudidos.

Homilia

Em sua homilia, o Arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão destacou a importância da presença de religiosos e religiosas na evangelização do Brasil. Não é possível compreender o anúncio e a presença da Boa Nova do Evangelho no Brasil sem a entrega da VRC nestas terras. Entrega que, em muitos casos, se realizou em martírio. O que sustentou tanta entrega foi a profunda mística, centrada no Corpo de Cristo, que religiosos e religiosas viveram. Fundamentada nessa memória e mística, os religiosos e religiosas de hoje são chamados a viver e despertar esperança na Igreja e na sociedade. Dentre as tantas religiosas e religiosos da longa história do Brasil, Dom Gregório lembrou a figura de Santa Dulce dos Pobres, que, com coragem, abnegação e profunda espiritualidade, mobilizou pessoas de todas as condições sociais para levar esperança aos mais empobrecidos da sociedade.

Painel da Memória

Os ex-presidentes Irmão Claudino Falchetto e Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro falaram da importância da CRB nas suas experiências de VRC como oportunidade de crescimento e para formação e atualização de todos os religiosos e religiosas do Brasil desde o seu início. A CRB nasceu para fortalecer a unidade entre as Congregações, Ordens e Institutos Religiosos. Ir. Daniela Canavina, secretária da CLAR, trouxe a saudação da presidência e do Conselho da Conferência Latino Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas. Destacou o protagonismo e criatividade da Vida Religiosa Consagrada brasileira. O painel foi concluído com a fala da Ir. Eliane Cordeiro, que, a partir da figura de Maria Madalena, nos chama a ser sinais de esperança. Frei Luiz Carlos Susin deu continuidade à Memória dos 70 anos, ressaltando em sua conferência as duas dimensões do tempo – cronos e kairós – que foram pano de fundo da origem e desenvolvimento da CRB como instituição articuladora e animadora da VRC no Brasil.

Documentário sobre os 70 anos com os ex-presidentes

O dia da Memória foi culminado com a exibição do documentário no qual imagens e falas testemunham um pouco do muito de memória, mística, profecia e esperança vivenciados e anunciados pela CRB em seus 70 anos de história.