Tapetes confeccionados pelas Regionais, contam a história da CRB Nacional

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Publicações recentes

Encontro do Grupo de Partilha de Carismas Os Encontros do Grupo de Partilha de Carismas têm por objetivos: continuar a caminhada do Grupo, aprofundando a

Articulação da RUGPV na CRB/RS

No dia 12 de novembro, às 19h30, um grupo de religiosos de diferentes localidades do Rio Grande do Sul se reuniu virtualmente com o propósito

Na manhã desta quinta-feira, 30 de maio, o Congresso dos 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) teve sua abertura oficial. O evento reúne religiosos de todas as regiões do país para comemorar sete décadas de Memória, Mística, Profecia e Esperança. Ir. Silvania Aparecida e Frei Clézio Menezes, membros da Diretoria, deram as boas-vindas aos participantes ao som do Hino Oficial do Congresso.

A Presidente da CRB Nacional, Ir. Eliane Cordeiro, discursou para mais de 800 congressistas, declarando oficialmente aberto o congresso. “Parabéns, nossa querida CRB! Na alegria deste encontro e sob o amparo da Mãe Aparecida, declaro aberto o Congresso dos 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil”, disse Irmã Eliane.

Um dos momentos destaque da cerimônia foi a leitura da mensagem enviada pelo Papa Francisco, realizada pelo Pe. Leonardo da Silva, também membro da Diretoria. O Papa expressou sua gratidão pelo testemunho da Vida Religiosa Consagrada e desejou que o congresso fosse um momento de recordar o passado, viver o presente com carisma e esperança, e confiar no futuro sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida. “Peço a todos que continuem a rezar por mim”, concluiu o Papa Francisco em sua mensagem.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação de tapetes confeccionados pelas 20 regionais da CRB Nacional, que narraram a história da conferência, retratando a diversidade e a realidade da instituição.

Durante a abertura, foram destacadas as presidências da CRB ao longo dos anos, com ênfase nas mulheres que lideraram a organização. A trajetória de liderança feminina na CRB iniciou-se com Ir. Maris Bolzan, SDS (2001-2007), a primeira mulher a presidir a organização, cujo mandato foi marcado pela leitura da realidade a partir da ótica dos pobres. Ela foi sucedida por Ir. Márian Ambrósio, IDP (2007-2013), que continuou a trajetória de inovação e compromisso social. Em seguida, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, MAD (2014-2022), liderou com firmeza e dedicação. Atualmente, a presidente Ir. Eliane Cordeiro de Souza, MC, mantém a tradição de liderança feminina na Conferência.