Aos 11 dias do mês de março reuniram-se, via plataforma digital, as integrantes do Núcleo da Rede Um Grito Pela Vida Porto Alegre, às 15h. Participaram da reunião: Ir. Angélica de Oliveira – ICM, Ir. Claudete Rissini – IMSC, Ir. Glenda Sábio – IFPCC, Ir. Elisete Rogéria Paulus – ISC…Ir. Angela Maria Ribas – ISJ, Ir. Teresa Fátima Santos IB
- Novas integrantes no núcleo: Acolheu-se com alegria as novas integrantes Ir. Ângela e Ir. Teresa. Inicialmente cada uma apresentou-se colocando cada uma sua área de atuação na missão e as expectativas.
Ir. Angélica como coordenadora contextualizou sobre a atuação da Rede e introduziu com uma oração trazendo as realidades de quem nós somos, como pessoas e religiosas, nossas missões que se vinculam a na luta pela vida, e com os apelos da Quaresma através da Oração da CFE2021.
Pauta:
- Irmã Bernardete pediu Representação no CEVESCA – Ir. Glenda irá representar a Rede.
- Convite: A rede nacional estará oferecendo formação para novas integrantes no dia 17/04, das 16h às 18h. Reservar a data para quem tiver interesse, será enviada maiores informações.
- Solicitação de dados RUGPV Nacional: Foi solicitado os dados e caracterizações do atendimentos feitos pela RUGPV. Irmã Bernadete esclarece que o objetivo do Núcleo é de mobilizações de prevenção, formação e conscientização. Portanto, não há relato de atendimentos. Somente no caso da Ação na Rodoviária, em 2016, junto a secretaria de segurança pública. Também relatou o caso de uma senhora em Uruguaiana o qual foi contatado com a Rede, foi orientado para que fosse procurada a defensoria pública da cidade.
- Retomou-se a necessidade de buscar as parcerias que respondem pelo Tráfico de Pessoas no RS para que saibamos como e para onde encaminhar. Assim como, pensar estratégias de formação. Buscar contato com Dr. Silvia (Curitiba)
- Ir. Bernadete colocou um pouco da dinâmica de atuação da Rede no Estado.
- Ir. Angélica compartilhou como foi a Celebração Santa Bakhita do dia 8/02 e dia de Oração contra o tráfico de pessoas, celebrada na Igreja do Rosário, por D. Adilson que entregou um documento organizado pela CNBB motivando para estudo e reflexão.
- Proposta para celebrar o dia 30 de março, 15 anos da Rede Um Grito Pela Vida: organizar uma poesia através de um documento compartilhado, gravar vídeo para compartilhar nas redes sociais.
- Próxima reunião dia 13/05 convidar Dom Adilson (Ver disponibilidade da agenda para a próxima reunião – Ir. Bernadete)
Avaliação: Partilha produtiva; positiva a partilha dos materiais e objetividade; memória e retomada histórica da Rede foi importante; encaminhamentos claros para o ano são como impulso para a caminhada. Ir. Angélica motivou a oração final, colocando os projetos para o ano, as realidades de missão de cada uma e a vida de cada uma sob os cuidados de
Maria, Nossa Senhora e Mãe. Nada mais havendo a constar lavro esta ata. Irmã Glenda Sábio Garcia, onze de março de 2021.